sábado, 30 de maio de 2009

Mentiras femininas


1) Para garantir o pato: "Você é tão bom de cama"

2)Quando o medo e insegurança pairam no ar: "Que simpática a sua ex"

3)Ela esta fula, mas ainda assim nao o quer dizer directamente: "O problema sou eu, não você"

4)"Que delícia a comida que você fez": cara, foi venenoso!

5)"Não está acontecendo nada": nem vale a pena tentar procurar o tal nada!

6)"Saia com seus amigos, não tem problema": perceba, fique comigo e seus amigos que se danem!!

7)"Tem um cara no meu trabalho que me paquera": cuide-se, tanto pode ser verdade como... mentira.

8)"Tenho que fazer tantas coisas, a gente se vê outro dia". Entenda, finalmente você teve tempo para ela e ela não o quer "nesse tempo".

9)"Não, não fiz nada. Você acha que estou diferente?" Para quê insistir? Mude é de graduação.

10)"Não estou a fim de fazer sexo. Estou cansada": camarada, não vale a pena mesmo, dobrar vai sair pior que a emenda!

Mentiras inspiradas daqui

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A caminho da Pediatrida do HGM - 20/06/09








Um novo projecto se (re)desenhou, aquando do último encontro entre bloggers moçambicanos, radicados na capital Maputo : refiro-me à decisão de se criar um espaço que reuna diversas sensibilidades e que tenha como objecto a divulgação das diferentes perspectivas em formato impresso.

Para além das alfinetadas, palhaçadas e muita gargalhada, debates sérios foram levados à cabo e convenientemente reportados pelo Mutisse. Nessa perspectiva, pelas Vasikate, foi proposto aos bloggers presentes a criação do Fórum de Responsabilidade Social dos bloggers que vai ter o seu pontapé de saída dia 20 de Junho, visando proporcionar um dia Internacional da Criança e da Criança africana diferente. Leia mais aqui.

sábado, 23 de maio de 2009

Lendas de vida

Uma noite, um velho índio Cherokee contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas. Ele disse:

– A batalha é entre dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom. É alegria, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:

– Qual lobo vence?

O velho Cherokee respondeu:

– Aquele que você alimenta...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Manicure e pedicure seguras


Apesar de todos os apelos para a possibilidade de contaminação por HIV e outras enfermidades, como Hepatite e doenças de foro dermatológico, devido ao uso de objectos cortantes/ou perfurantes (alicates, corta-unhas, lixas, etc.), tanto funcionárias como clientes desleixam-se, muitas vezes, no capítulo da biossegurança nos salões de cabelereiro que também oferecem serviços de “lavagem de pés e mãos” designados pedicure e manicure.

Pediculose, escabiose, ediculose, HIV/SIDA, impetigo, Hepatite B e C, tétano e micoses, são algumas das múltiplas doenças que se pode apanhar fazendo manicure e pedicure com material tratado inadvertivamente.

Alguns salões até dispõem de máquinas de esterlização à vapor mas, estas servem de enfeite pois não são usadas convenientemente ou então servem para armazenar os intrumentos enquanto não há clientes. Alguns salões simulam, para a tranquilidade da potecial cliente, esterlizar os intrumentos com a ajuda de uma solução química (alcool) cuja proveniência e qualidade se deve sempre desconfiar.

Não raras vezes vê-se as funcionárias trocarem os intrumentos “Lindinha, deixa lá tirar esta pele porque este alicate não está bem afiado”, justificam-se solicitas e sorridentes, fazendo uso simultâneo entre clientes completamente desconhecidas. Após o serviço prestado às clientes, sob todos os riscos, elas mesmas retiram cutículas de suas próprias peles com os mesmos instrumentos sem os esterlizarem.

O que se pode imaginar que fazem com as clientes seguintes? Para evitar doenças, quando estiver num salão de beleza, tenha em atenção que métodos são usados em biossegurança na esterlização de intrumentos para manicure e pedicure. Não se importe com os comentários, no tratamento de sua pessoa exija o uso de luvas pela funcionária, seja cuidadosa e leve consigo sua própria toalha, alicate e até mesmo o verniz de unhas.

Apetreche-se com um kit manicure composto por lixa para unha, alicate (para remover o excesso de cutícula), alicate para cortar unha ou tesoura, espátula (para empurrar a cutícula), pauzinho de laranjeira (para limpar o verniz), acetona, base para unha, creme hidratante (para retirar cutículas ou creme para mãos) e vernizes e vá segura fazer a sua manicure.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Pai de Hoje



Existem, em principio, dois tipos de pais:os biológicos, aqueles de sangue e os sociais aqueles que educam cuidam e por ai fora.Estes dois tipos, podem ou nao coincidir na mesma pessoa, mas seja como for é sobre a relação entre pais e filhos- biológicos ou não- que vim falar-vos nesta longa postagem.


Nos dias de hoje nota-se que alguns pais tornam -se cada vez mais presentes na vida dos filhos. A fase do pai provedor que se preocupava apenas em colocar comida na mesa e criança/filhos é assunto das mães está significativamente a evaporar. Hoje, é comum ouvir um pai dizer que passou a tarde a brincar com o filho(a), levou o (a) a passear trocou/troca fraldas, dá banho, enfim, cuida com gosto e carinho do (a) filho (a) desde logo que veio ao mundo.

Mesmo não tendo dados oficiais acredito que a nivel dos tribunais já existem processos de pais que reinvindicam a guarda de seus filhos, não é para menos afinal os filhos por perto fazem sempre diferença!

A verdade é que o pai de hoje já não é o de ontem! Aquele pai que ao primeiro choro inocente do bebé ou bastasse sentir um cheirinho da fralda já chama(va) pela mãe está a ficar p`ra trás.

Quero acreditar que por um lado a pressão da ‘vida citadina’, a dita modernidade e a entrada da mulher no mercado de trabalho, derivada da necessidade de contribuir para o sustento do agregado familiar e, por outro, a necessidade que os jovens têm de se afeiçoarem e claro sentirem o amor de pai pra com os filhos que até então é (era) uma prerrogativa da mãe faz com que tenhamos cada vez mais pais orgulhosamente presentes.

Mas nem tudo é mar de rosa, como se diz, existem vários factores que a meu ver dificultam ao pai a ser ou tornarar-se cada vez mais presente, como pai de verdade: são alguns dos nossos hábitos sociais/culturais. Hoje, ainda é estranho um jovem dizer aos amigos "epah não posso ir txillar, hoje é meu dia de cuidar do bebé", ou então "espera- me um minuto bro, tenho que terminar de estender as fraldas...."


O outro factor que estrangula a ‘presença presente’ deste ‘pai moderno’, logo no pós-parto da sua mulher/companheira é a legislacao, que atribui ao pai apenas 1 (um) dia de licença de parto! Pode?? É verdade que o afecto se constrói desde a gravidez mas penso que os primeiros dias de vida do bebé são mais importantes na construção de uma relação mais afectuosa de pai para filho. O pai, só começa a realizar que já é pai de verdade depois do nascimento, portanto no dia em que mergulha o olhar, coloca as suas mãos naquele ser humano.

O mesmo já não acontece à mãe, posso arriscar e dizer que começamos a partir do dia em que recebemos o resultado do teste de gravidez.Se uma mulher grávida de 6 meses não sentir durante 3 horas consecutivas o bebé a mexer no seu ventre entra em pânico, porque o filho parou de mexer, não é o feto é o filho, que nunca viu, não sabe se é escuro ou claro e muitas vezes nem se quer conhece o sexo! O mesmo não acontece aos pais, não os estou a culpar a natureza é assim mesmo.

Os primeiros dias de vida do bebé embora sejam de alegria, também são duros/pesados para os papás, aliás alguns são marinheiros de primeira viagem, voltam do trabalho cansados, por vezes têm que sair à rua ao meio da noite p`ra comprar aquele xarope ou aquela gota, voltam à casa e não conseguem dormir porque a criança não para de chorar a noite toda, mesmo assim tem que estar no serviço a tempo e horas com toda boa disposição, afinal a vida não parou, pelo contrário começou com nova velocidade, dinâmica, práticas enfim...

Por isso é que acho que a licença de paternidade deveria ser um pouco mais extensa, quanto tempo mais não sei, para permitir que haja mais afecto entre pai e filho. Espero que não me questionem como seria para os que têm muitas mulheres.

Apesar dos contrangimentos acima referidos, os sinais são positivos, aos poucos caminhamos p`ra o pai, o PAI, aquele que para além de ter feito o (a) filho(a), trabalha para o sustento do agregado familiar, e logo de manhã acorda -o(a), dá banho,veste, dá de comer, leva à escola, vai as reuniões, assiste ao jogo de futebol da escola, a prova de natação, a apresentação no grupo teatral, lava e estende (ainda que seja a máquina), não se esquece da hora do remédio, sabe que as descartáveis, o leite, os gerbes estão quase a acabar, sabe ligar p`ra babá vestir um gorro e camisolinha ao bebé porque a temperatura baixou, acorda ao meio da noite para trocar a fralda, preparar o leitinho e embalar, faz escala com a mamã para brincar com o bebé durante a noite e ainda consegue chegar a tempo, sorridente e bem disposto ao trabalho!


Sei que algumas vasikate devem estar a dizer esta yndongah não bate bem da head, e os vavana devem estar com lágrimas de tanto rir, mas amigos isto é possivel, e já acontece entre nós estou a falar a sério!!!

Para terminar dizer que estão de parabéns todos os pais que se preocupam um pouco mais pelos filhos, mesmo os que não podem dar tudo de si porque não partilham o mesmo tecto, que o façam sempre que estiverem com eles, dizer ainda que nós as mulheres nos orgulhamos por carregamos a criança durante nove meses, damos a luz etc, mas a verdade é que nada disso aconteceria sem vosmecês, homens, não há fecundação sem o vosso sémen! Bem hajam os pais de verdade.

PS: Sei que existe o dia do Pai, mas quase nada se fala dele infelizmente, p`ra falar a verdade nem se quer conheço a data, alguém sabe?

domingo, 10 de maio de 2009

Preliminares



Meninos e meninas falemos um pouco dos preliminares que iniciam uma relação sexual. Vocês acreditam que ainda existe por ai muita gente que acha que os preliminares têm de se restringir a alguns beijos e peganços hein?!?

Penso que... a menos que o casal esteja a fim de uma rapidinha... ou o momento não propicie a mais... nada como uns preliminares longos e bem quentes para animar o que virá depois. Não se aceita menos!!Claro que é preciso cumplicidade no desejo entre os parceiros.

Da parte dos homens, no entanto, tudo indica, os preliminares ficam meio que esquecidos no fundo do baú (nem todos, claro), talvez nem tanto por falta de sensibilidade dos ditos cujos, mas também porque 80% da zona erogéna masculina encontra-se localizada “lá”, enquanto que nas mulheres essas zonas sensíveis encontram-se mais espalhadas pelo corpo todo (seios, pescoço, ventre,...) pelo que a maioria dos homens, geneticamente falando, tentam ser o mais económicos possível no “aquecimento” tendendo a “genitalizar” a relação sexual!!!!

Sem duvida que a maioria das mulheres gostam que os homens caprichem mais nos preliminares. Verdade??
E partindo do principio de que a relação sexual deverá ser uma fonte de prazer imenso para ambos,,, e não apenas para um ... creio que assumem elevada importância os preliminares!!!

Vamos conversar sobre o assunto? O que acham do “aquecimento”? Importante... nem por isso... imprescindíveis???? E que preliminares melhor estimulam o (vosso) libido???
Let’s talk about sex???

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Saudades!

object width="425" height="344">


Amigos, ultimamente tem sido dificil blogar, tem acontecido tantas coisas, umas boas outras menos boas mas enfim estou aqui, mesmo place, mesmo beat como dizem os Trio Fam.

Faço esta passagem rápida para matar saudades e deixo- vos este som da Erykah Badu, a musica é linda e engraçada.Ela está a dispensar o namorado porque não lhe dá atenção, o problema é que ele tem 4 amigos Jim, James, Paul e Tyrone, com quem anda p'ra cima e p'ra baixo.
Sempre que vai a casa dela com lá estão os 4 a tiracolo, se saiem p'ra night ela tem que abanar a carteira para pagar a conta dele e dos seus 4 acompanhantes. Ela, tão cansada, decide dar um ponto final na relação, manda ligar ao Tyrone (um dos 4 amigos) para ajudar o namorado a tirar as suas "tralhas" da casa dela, e até proibe-o de usar o telefone dela para fazer a chamda....
Eish o sujeito era um gigolô mesmo! Um pacheco chulego como diz a Paty Faria (onde anda ela?).
Bom, deliciem-se, a música é muito linda e eu adoro, espero meninas que nenhuma de vocês tenha um (apenas um) Tyrone em vossas vidas, ninguém merece né?
Bom fim de semana e até breve!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Fantasma feminino


Depressão, fome em excesso ou falta de apetite, falta de sono, agressividade, ansiedade, dor de cabeça, aquela pele oleosa, borbulha em lugar impróprio (não sei por que carga de aguas no rosto) no dia em que mais precisamos estar belas e radiantes e, para acrescentar, o mordaz comentário: “Es chata!”, “Estás rabugenta!”, “Mal humorada de novo? ”, “Poxa, estás uma pilha de nervos!”.

Quantas vezes não ouvimos essas expressões? E como nos fazem sentir vindas do nosso mais-que-tudo? Infelizes, muito infelizes, pois nos sentimos terrivelmente incompreendidas no momento em que o que mais precisamos é justamente de compreensão. Porque tudo isso? Que mal fizemos ao mundo?

Fatalmente, uma vez por mês passamos por um mal-estar (dor de cabeça, inchaço do corpo, etc.), algumas ficam enjoadas como se estivessem grávidas, outras choram, mas a caracteristica comum é a aparente brusca mudança de humor. Infálivel por essa altura do campeonato, tornam-nos sensiveis, irritadiças e, reconheçamos, bem chatas. Como fazer o mais-que-tudo compreender o decurso da coisa se nós mesmas não a compreendemos?

Estaremos possuídas por algum espiríto maligno? Os sintomas acima descritos, nada mais são do que o reflexo do nosso período pré-mentrual, a famosa TPM ou tensão Pré-Menstrual, reconheçamos um dos nossos maiores fantasmas como mulheres. Mas afinal de contas o que é a tensão pré-menstrual? É uma disfunção hormonal que antecede a menstruação e, por causa desse desarranjo, há um desequilíbrio no comportamento da mulher.

Esse período pode começar de 10 a 15 dias antes da menstruação e ficar mais intenso com o passar do tempo e sobretudo quando as mulheres estao próximas da menopausa, período em que o organismo encerra a menstruação, pois os ovários param de funcionar. Como proceder para descobrir se realmente sofre deste mal?

Anote todos os dias tudo o que sente durante o dia, inclusive os dias de menstruação, durante dois meses. Não se esqueça de ressaltar os sintomas que mais a incomodam como irritabilidade, depressão, ansiedade etc. Em seguida basta analisar as informações e verificar se os sintomas que apareceram antes da menstruação desapareceram quando ela chegou. Se a constatação for essa, você sofre mesmo do fantasma da TPM.

Combata a TPM e não deixe que essa tensão interfira no seu desempenho profissional, familiar e social. Se isso acontecer é sinal de que você precisa de cuidados, nesses casos só um especialista poderá ajudar.