terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Crises matrimoniais

Em vários círculos fala-se de casamentos que acabam com o fulgor da lua-de-mel ou pouco tempo depois disso. Sendo as razões quase sempre desconhecidas, aventam-se hipóteses que vão desde a descoberta de que uma das contrapartes está “engarrafada” (fatalmente os homens) ora porque a familia mete a colher onde não é chamada, etc.

Que podem haver incompatibilidade várias, que vão desde a sexual (há mulheres que abdicam de casamentos porque o homem ou é infimamente ou superdotado) à gastrómica (realmente é estranho que hajam mulheres que nem um chá decente são capazes de preparar), parece ser impossível para que se possa crer, mas até pode ser.

Entretanto as crises matrimoniais são uma realidade e, reconheça-se, há crises e crises. Algumas crises amadurecem o casal e outras simplesmente desfazem o casamento. Os mais experientes dizem que fatalmente todos os casamentos passam por essa fase e para os que contabilizam anos de harmonia conjugal, quase sucumbem à crise dos 7 anos.

Nessa altura do campeonato, em que o casamento está desgastado pelo tempo, pelos kilos acumulados, pelos filhos que exigem atenção dos pais, pelo stress do trabalho, pela própria estabilidade pessoal, familiar e profissional, há que reapostar nessa relação renovando-a em todos os sentidos. Uma segunda lua-de-mel será, sem dúvida, uma ocasião sublime para parafusar os pregos soltos.

5 comentários:

Julio Mutisse disse...

O que é a crise dos 7 anos?

Anónimo disse...

O casamento precisa de ser constantemente renovado.
Quando nos casamos, deveriamos de estar conscientes do passo que estamos tomando, os votos que jurámos deveriam de ser cumpridos por ambos os membros do casal.
Sempre que houver problemas, de qualquer ordem ou género, deve-se lutar pelo seu casamento, pelo seu marido ou partner, pelos seus filhos e pela felicidade de todos.
Nunca desistir, lembrar-se das coisas boas, e seguir em frente.
Os filhos um dia deixarão a casa, o casal ficará sózinho, por isso convém apostar na relação a dois todos os dias.
Passar tempo juntos, fazer programinhas, nunca esquecer as atenções diárias, fins de semana longe de tudo e todos, onde mais sabe a uma lua de mel renovada, e acima de tudo: muito diálogo, saber comunicar, muito respeito e mais do que tudo, muito, muito e muito amor. Ser-se capaz de perdoar, ou de pedir desculpas é o maior segredo, tratar o outro como no tempo da conquista, como você gostaria de ser tratada.
Todos passamos por crises, seja dos 7 anos, dos 14 anos, da menopausa/andropausa, etc., mas temos de apostar no homem ou mulher que escolhemos para caminhar connosco esse longo percurso em busca da felicidade, do amor, da harmonia, do 'completion'. Não digo que seja fácil, mas é possível.
Acreditem que vale a pena, e o meu casamento é prova disso.
Maria Helena

Ximbitane disse...

Mutisse,releia o post! Diz quem ja viveu e passou por isso que todo o casamento, que passe dos 7anos, claro esta, nessa fase passa por uma crise. Com isso nao se pretende dizer que essa é a unica crise, mas é uma crise comum a todos os casamentos que vivam esse numero de anos.

Ximbitane disse...

Isso ai, Lena. Mas as vezes ha empurrao que nao avança!!!

Ximbitane disse...

Lena, pode contactar-me no ximbitane@gmail.com?