sábado, 18 de abril de 2009

“Caixa mágica”?



Porque para aquecer uma porção de comida, ao invés de a pormos numa panela e no fogo, preferimos pô-la num prato e num passe de mágica temos o prato quentinho? Quantas vezes não descongelamos uma embalagem de bife em 5min, porque chegou uma visita inesperada para o jantar? E como aquecemos uma chávena de leite sem ligar uma chaleira cuja quantidade mínima é 0.5L? Como tudo acontece num passe de mágica?

Figura no topo da lista de presentes de casamento, povoa o sonho de muita dona de casa, que se acha ou não moderna, e é imprescindivel no último grito de cozinha de sonhos, a funcional “cozinha americana”. É 1 em 10, é programável, tem múltiplas funções (descongela, cozinha, aquece, assa, etc.), rivaliza com categoria com a vovó panela a pressão, é rápido e económico, bastam uns clicks e ... é o forno a microondas.

A sua utilização em nossas casas e em casas de pasto, como toda e qualquer invenção da tecnologia, tens as suas vantagens e desvantagens e, naturalmente há quem os defenda e quem os abomine. E nós? Que postura te(re)mos face a esta “caixa mágica” que num passe de mágica se instalou em nossas casas? Como devemos usar o microondas? Que impacto pequenos e habituais gestos podem ter face ao uso do microondas?

As microondas são uma forma de energia electromagnética, como ondas de luz ou ondas de rádio e ocupam uma parte do espectro da força electromagnética. Microondas são ondas muito curtas da energia electromagnética que viajam a velocidade da luz (186,282 milhas/seg) e são usadas para ligar longas distâncias (sinais telefónicos, programas televisivos e informações computadorizadas em todo o mundo ou em satélites no espaço).

Na nossa percepção, as microondas, cujo aparelho chamamos microondas, é a fonte de energia para cozinhar alimentos. Mas, do jeito que somos “ligados” aos avanços tecnológicos e com a mania de seguir modas, estamos cientes do impacto que o uso do microondas tem nos alimentos que passam por esta máquina? Haverá riscos na saúde? E a simples exposição ao microondas? Terá alguma implicação em nossas vidas?

Micro daqui

1 comentário:

Daniela Mann disse...

Faz-me lembrar aquela experiencia em que colocaram um grão de milho no meio de 4 telemóveis e ao ligá-los ao mesmo tempo o milho fez pipoca!!!
Que fará ao nosso cérebro?