quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Miomas

Amigos/as hoje vou vos falar de algo preocupante, uma doença que tende a se tornar frequente em nós mulheres, e que nos deixa muito assustadas quando recebemos um diagnóstico, pois imaginamos que é o prenúncio da chegada de um tumor maligno e que não poderemos ter filhos: Os Miomas. Apesar de nascerem benignos e morrerem benignos estão a tornar-se numa autêntica dor de cabeça para os nossos médicos e chegam mesmo a levar a morte das pacientes. O que me preocupa é que cada vez mais mulheres são diagnosticadas miomas, e muitas vezes não há uma informção precisa sobre eles, o mais comum é as mulheres diagnosticadas miomas entrarem em pânico, desenvolverem um quadro depressivo, o que pode levar a outros problemas...

Afinal o que são miomas? De onde vêm?


Definição:

Miomas são os tumores benignos (não cancerosos) mais comuns do trato genital feminino. Se desenvolvem na parede muscular do útero. Embora nem sempre causem sintomas, seu tamanho e localização podem causar problemas em algumas mulheres, como por exemplo, sangramento ginecológico importante e dor por baixo do ventre.

Causas:
As causas exactas do aparecimento dos miomas não são bem estabelecidas, mas os pesquisadores acreditam que haja tanto uma predisposição genética quanto uma maior sensibilidade à estimulação hormonal (principalmente estrogênio) nas mulheres que apresentam miomas. Algumas mulheres que podem ter esta predisposição, desenvolvem factores que permitem que estes cresçam sob a influência dos hormônios femininos. Isto explicaria porque certos grupos étnicos e familiares são mais propensos a ter miomas.
Os miomas variam muito em tamanho. Em alguns casos eles podem causar um crescimento acentuado do útero, simulando uma gravidez de até 5 ou 6 meses. Na maioria dos casos os miomas são múltiplos.

Como os miomas são diagnosticados?

Geralmente os miomas são detectados primeiro durante um exame ginecológico, quando o médico percebe o aumento do tamanho do útero.
Quem é mais propenso a ter miomas?
Miomas são tumores muito comuns. O número de mulheres que têm mioma aumenta com a idade até a menopausa. Embora os miomas possam aparecer na mulher aos 20 anos, a maioria das mulheres não apresenta sintomas até os 30-40 anos. Os médicos não são capazes de prever se um mioma vai crescer ou causar sintomas.
Os miomas podem crescer acentuadamente durante a gravidez, o que parece ser devido ao aumento dos níveis hormonais. Após a gestação, geralmente os miomas retornam ao seu tamanho anterior.

Quais são os sintomas mais comuns?

A maioria dos miomas não causam sintomas –. Dependendo de sua localização, tamanho e quantidade, a mulher pode apresentar os seguintes sinais e/ou sintomas:
Períodos menstruais prolongados e com fluxo aumentado, sangramento fora de época, algumas vezes com coágulos, podendo levar à anemia. Este é o sinal mais freqüentemente associado aos miomas.

Aumento de intensidade das cólicas menstruais.

Dor em baixo ventre, ou mais precisamente, sensação de pressão ou desconforto causado pelo tamanho e peso dos miomas que pressionam as estruturas adjacentes.

Dor na região lombar, flanco ou pernas (os miomas podem pressionar os nervos que inervam o baixo ventre e as pernas).

Dor durante o acto sexual.

Pressão no sistema urinário, o que tipicamente resulta no aumento da freqüência da micção, principalmente à noite.

Pressão no intestino grosso, levando à prisão de ventre e retenção de gases.
Aumento do volume abdominal que pode ser mal interpretado como ganho progressivo de peso e/ou gravidez.

Toda mulher deve preocupar-se com a sua saúde, estar informada e saber identificar as principais ameaças. É um dever de todas! Devem consultar o ginecologista anualmente, e fazer os exames de rotina como o papanicolau, mamografia, ecografia, bem como exames de dosagens hormonais. O ginecologista evidentemente saberá orienta-la.

Fonte aqui

2 comentários:

Ximbitane disse...

Assunto serio, o que colocas Yndoh. Eh nesta hora que me lembro que a ginecologista nao quis colaborar no blog e nao imagina ela o quao util nos seria para responder/ esclarecer este e outros problemas femininos.

Valeu, 'nha linda!!!

Yndongah disse...

Poie eh irma ela prefere agir na sombra.... Enquanto isso vamos procurando respostas.

Bjs