segunda-feira, 18 de maio de 2009

Manicure e pedicure seguras


Apesar de todos os apelos para a possibilidade de contaminação por HIV e outras enfermidades, como Hepatite e doenças de foro dermatológico, devido ao uso de objectos cortantes/ou perfurantes (alicates, corta-unhas, lixas, etc.), tanto funcionárias como clientes desleixam-se, muitas vezes, no capítulo da biossegurança nos salões de cabelereiro que também oferecem serviços de “lavagem de pés e mãos” designados pedicure e manicure.

Pediculose, escabiose, ediculose, HIV/SIDA, impetigo, Hepatite B e C, tétano e micoses, são algumas das múltiplas doenças que se pode apanhar fazendo manicure e pedicure com material tratado inadvertivamente.

Alguns salões até dispõem de máquinas de esterlização à vapor mas, estas servem de enfeite pois não são usadas convenientemente ou então servem para armazenar os intrumentos enquanto não há clientes. Alguns salões simulam, para a tranquilidade da potecial cliente, esterlizar os intrumentos com a ajuda de uma solução química (alcool) cuja proveniência e qualidade se deve sempre desconfiar.

Não raras vezes vê-se as funcionárias trocarem os intrumentos “Lindinha, deixa lá tirar esta pele porque este alicate não está bem afiado”, justificam-se solicitas e sorridentes, fazendo uso simultâneo entre clientes completamente desconhecidas. Após o serviço prestado às clientes, sob todos os riscos, elas mesmas retiram cutículas de suas próprias peles com os mesmos instrumentos sem os esterlizarem.

O que se pode imaginar que fazem com as clientes seguintes? Para evitar doenças, quando estiver num salão de beleza, tenha em atenção que métodos são usados em biossegurança na esterlização de intrumentos para manicure e pedicure. Não se importe com os comentários, no tratamento de sua pessoa exija o uso de luvas pela funcionária, seja cuidadosa e leve consigo sua própria toalha, alicate e até mesmo o verniz de unhas.

Apetreche-se com um kit manicure composto por lixa para unha, alicate (para remover o excesso de cutícula), alicate para cortar unha ou tesoura, espátula (para empurrar a cutícula), pauzinho de laranjeira (para limpar o verniz), acetona, base para unha, creme hidratante (para retirar cutículas ou creme para mãos) e vernizes e vá segura fazer a sua manicure.

Sem comentários: