segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dia de mulher



O dia mal começa e a mulher já está em pé! Atarefada entre a sua higiene pessoal e a da familia, no preparo das roupas, do pequeno-almoço, do lanche escolar, a sua mente já está a 1000 por hora. Há ainda que deixar instruções para o almoço, para a compra de certo item, para o pagamento de alguma conta, para chamar atenção na lavagem de determinada peça de roupa, para relembrar algum pendente, haja cabeça!

Apesar de ter sido a primeira a levantar-se e derepente estar às corridas “afinal, qual é? Tens motorista pessoal?”. Entre choros do miúdo, que não quer ficar na creche, o beijinho esquecido, do mano que viu os colegas à porta da escola, e o beijo de anjo, do apressado maridão, lá vai ela com o seu mais radiante sorriso ao posto de trabalho. Na entrada, esquece todas as preocupações e encarna a profissional que existe nela.

Assim vai a semana, ao ritmo da mesma rotina, com algumas e pequenas variações de cenário. O sábado começa com idas ao cemitério e com passagem obrigatória na casa desafortunada para dar uma mão no serviço de chá. Ainda nessa manhã, há que fazer uma corrida ao armazém, supermercado, mercado, talho, mercado do peixe e bottle store, tudo com o intuito de reabastecer a dispensa, o frigorifico e a garrafeira.

Outro sprint, é na corrida ao cabelereiro, no qual se fez marcação, frequentemente, por cima da hora. Derepente, com a cabeça cheia de rolos e dentro do secador, os pés na bacia para a pedicure e as mãos na tigela para a manicure, a primeira pausa do dia para um breve e merecido relaxamento, liga a empregada a pedir para sair cedo porque tem ensaios na igreja. Outro sprint!

Chegada a casa, para liberar a empregada, as crianças estão eufóricas com a hora de ir a festinha em casa de um amiguinho ou a piscina e a pobrezinha mal teve tempo para comer algo! Se pretende, no espaço de tempo em que os meninos estão na festinha se distrair com algo, a pretensão cai em saco roto: há que ajudar a mãe do aniversariente ou então estar presente e atenta aos possiveis perigos que os seus filhos correm e assim acaba o dia.

No regresso, banhos, jantar e pijamas para os miúdos e... finalmente um momento a sós! Pouco depois, há o jantar com o marido, a novela e o filme da televisão, já que o próprio vai a night sabe-se lá com quem mais para além da habitual team de amigos! Na mente, paira já a perspectiva do que será o dia seguinte: ida à missa, preparo do pequeno-almoço, do almoço, visita a algum familiar, banho, jantar e pijamas.

E os hobbies? Será que a nova mulher (a forma-se e, a par das lides domesticas, exerce actividade remunerável) já não tem hobbies? Bordar, fazer crochet, ler, escrever, ir as aulas de tango, cuidar do jardim ou das plantas já não fazem parte do lazer da mulher? Quando é que a mulher lê, tricota ou simplemente senta-se em algum lugar para pôr a conversa em dia com suas amigas? Quais são os hobbies da nova mulher?

2 comentários:

Anónimo disse...

Minhas amigas, eu devo ser muito privilegiada. Tenho 6 filhos (so 2 biologicos) e as tarefas em nossa casa sao repartidas por todos, desde o meu marido ate a mais pequenita, que ainda e 'toddler', mas tambem conto com a ajuda de uma ama/empregada que acho mesmo vital, pois ambos somos profissionais com cargos de chefia. Desde dos tempos de namoro, sempre manifestei ao meu marido interesse num homem que estivesse sempre ao meu lado, em todos os aspectos, e que me ajudasse em todas as tarefas, pois sempre disse que gostaria de ter uma familia numerosa. Tive sorte, ele estava habituado, agradeco neste aspecto a minha amada sogra, a fazer todas as lides domesticas, pois os Pais entendiam que nao havia discriminacao entre raparigas e rapazes... Existe em minha casa muita solidariedade, espirito de entre-ajuda, dialogo, amor e compreensao. Sempre arranjamos tempo para os nossos hobbies individuais ou em familia. Tudo na vida e uma questao de prioridade. Acredito e aposto na familia acima de tudo, pois acho que ela e a base de uma sociedade equilibrada.
Maria Helena

Ximbitane disse...

Belo testemunho, Helena! Se a maioria dos homens fosse como seu esposo, o mundo feminino seria alegre e relaxado.

Preparemo-nos que os homens vão brandir aos céus dizendo que eles são tudo o que seu marido é e mais alguma coisa. Conversa de treta, acredite.