terça-feira, 5 de maio de 2009

Fantasma feminino


Depressão, fome em excesso ou falta de apetite, falta de sono, agressividade, ansiedade, dor de cabeça, aquela pele oleosa, borbulha em lugar impróprio (não sei por que carga de aguas no rosto) no dia em que mais precisamos estar belas e radiantes e, para acrescentar, o mordaz comentário: “Es chata!”, “Estás rabugenta!”, “Mal humorada de novo? ”, “Poxa, estás uma pilha de nervos!”.

Quantas vezes não ouvimos essas expressões? E como nos fazem sentir vindas do nosso mais-que-tudo? Infelizes, muito infelizes, pois nos sentimos terrivelmente incompreendidas no momento em que o que mais precisamos é justamente de compreensão. Porque tudo isso? Que mal fizemos ao mundo?

Fatalmente, uma vez por mês passamos por um mal-estar (dor de cabeça, inchaço do corpo, etc.), algumas ficam enjoadas como se estivessem grávidas, outras choram, mas a caracteristica comum é a aparente brusca mudança de humor. Infálivel por essa altura do campeonato, tornam-nos sensiveis, irritadiças e, reconheçamos, bem chatas. Como fazer o mais-que-tudo compreender o decurso da coisa se nós mesmas não a compreendemos?

Estaremos possuídas por algum espiríto maligno? Os sintomas acima descritos, nada mais são do que o reflexo do nosso período pré-mentrual, a famosa TPM ou tensão Pré-Menstrual, reconheçamos um dos nossos maiores fantasmas como mulheres. Mas afinal de contas o que é a tensão pré-menstrual? É uma disfunção hormonal que antecede a menstruação e, por causa desse desarranjo, há um desequilíbrio no comportamento da mulher.

Esse período pode começar de 10 a 15 dias antes da menstruação e ficar mais intenso com o passar do tempo e sobretudo quando as mulheres estao próximas da menopausa, período em que o organismo encerra a menstruação, pois os ovários param de funcionar. Como proceder para descobrir se realmente sofre deste mal?

Anote todos os dias tudo o que sente durante o dia, inclusive os dias de menstruação, durante dois meses. Não se esqueça de ressaltar os sintomas que mais a incomodam como irritabilidade, depressão, ansiedade etc. Em seguida basta analisar as informações e verificar se os sintomas que apareceram antes da menstruação desapareceram quando ela chegou. Se a constatação for essa, você sofre mesmo do fantasma da TPM.

Combata a TPM e não deixe que essa tensão interfira no seu desempenho profissional, familiar e social. Se isso acontecer é sinal de que você precisa de cuidados, nesses casos só um especialista poderá ajudar.

3 comentários:

Shirangano disse...

Uff! Ainda bem , nós os homens, estamos livres dessa confusão, embora muitas vezes sejamos afectados pelos piripaques.

Anónimo disse...

Afectados???Afectado???!!! Ah, pelo amor de Deus! Nós, mulheres, é que passamos pelo tal sufoco que é a TPM e tu é que te sentes afectado? Faz-me rir!!HEHEHE! A brincar..(Mas é sério)

clic disse...

Eu cá gosto de estar assim, faço mais ondas!... :)