quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Alimentação alternativa, opção inteligente



Comer bem para muitos, não só é ter o prato muito cheio como também é ter vários nacos de carne gordurosos todos os dias. Muitos não sabem ou ignoram as repercursões que o consumo excessivo de carne provoca no organismo.

Também não estão conscientes da gincana que é para uma dona de casa ter na panela todos os dias carne para o agrado dos “carnivoros”. O preço da carne é proibitivo e comprá-la em porções que alimentem a familia por muito tempo, decerto que tem forte impacto na economia domestica.

Preparar os alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios é uma forma de minimizar uma das nossas maiores dores de cabeça: o problema da fome agravado pelo elevado custo de vida e a crise mundial de alimentos.

Fazer do acto de produzir e de preparar o alimento, uma cultura que visa promover a nossa saúde e o nosso bem estar, bem como nos permitir gerar rendimentos com sustentabilidade, é outra forma de minimizar a “enxaqueca mundial e nacional” e, porque não, a domestica.

Preparar alimentos de baixo custo com alto valor nutritivo, como a batata-doce, folha de abobora, mandioca, cenoura, pepino, nabos, rabanetes, etc., que muito abundam em várias regiões do país, utilizando os alimentos de forma integral e respeitando as diversidades culturais, é outra forma.

É possivel comer bem, com muito sabor e a custo baixissimo, por exemplo, uma sopa feita com caule, talos, cascas, folhas e sementes de alimentos como a abóbora, a batata, a couve, nabiças, etc. Pode-se também fazer compotas, sumos e nutritivos batidos de fruta da época ao invés de se comprar os empacotados.

O que nos falta é coragem de experimentar e impor essa ideia no seio da família. Também aquela ideia de que “moçambicano só gosta de carne” é outra dor de cabeça de toda dona de casa. Mas já é mais do que tempo de implementar “bifes de beringela com feijão verde salteado” na nossa dieta alimentar permutando a alimentação baseada em carnes vermelhas por carnes verdes.

Experimentemos! Ousemos! É barato e muito mais rentável, saboroso e muito saudável para toda a família e, acima de tudo, o nosso organismo é quem mais agradece.

2 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal

Ximbitane disse...

Muito obrigada, Antonio Soberbo! Visite e contribua sempre.