terça-feira, 23 de setembro de 2008

O valor de uma aliança

receba esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade, em nome do pai do filho e do espírito santo“

Muita gente casada, pouco sabe sobre o simbolismo do anel nupcial. Para alguns, a troca de alianças é um convite ao selamento matrimonial; para outros, apenas um objecto de pura vaidade e capricho. O facto é que esse pequeno e delicado adereço encerra em si um poderoso elemento de ligação entre o casal.


Antes de mais nada, a sua própria forma circular é uma representação da alma e reporta-se a sí mesmo. Isto quer dizer que quando há a troca de alianças, inconscientemente está havendo um intercâmbio, como se cada uma das partes recebesse a essência da alma da outra.


Ultimamente tem se notado que há uma série de equívocos sobre usar ou não uma aliança. Aquilo que é um símbolo de uma união, hoje pode ser visto de várias formas. Para uns é visto como se fosse uma placa com os dizeres: “cuidado com o cão ou perigo vedação electrificada” ou seja, a aliança serve para afastar perigos!

Para outros, a aliança pode até comparar-se ao mel para as abelhas: quem a tem é uma garantia de que “não me vai arranjar problemas”! Para outros ainda é um estilo, está na moda, ou dá um status. E, existem ainda aqueles que apesar de casados não a usam.

No caso dos primeiros usam-na porque assim, o companheiro/a se sente mais seguro/a. Os segundos porque lhes dá mais abertura para os prazeres carnais… alheios.

Os que não a usam fazem-no por vários motivos uns porque sentem que o dedo anelar não “aguenta” carregar o peso da relação, outros porque incomoda, outros porque perderam e ainda não tiveram tempo de fazer outra, outros ainda porque engordaram e por aí em diante. Entretanto, com a excepção dos primeiros há casos em que apesar de um do não uso da aliança o casamento/relação vai muito bem e obrigado!

Há também um caso muito curioso, este acontece muitas vezes com mulheres, uso de aliança, no dedo anelar esquerdo mesmo sem ser casada! Ora, algumas fazem-no porque estão separadas e não divorciadas, outras porque o companheiro ofereceu (principalmente às casas 2), outras porque são viúvas (não sei por quanto tempo devem usar a aliança) , e outras porque vendo o sonho de casar muito longe preferem colocar a aliança no dedo, mas tudo isto tem um motivo de fundo, o prestígio. Para as mulheres, ainda que o casamento vá mal, usar aliança é sinónimo de respeito onde quer que vá (na igreja, trabalho, bairro, etc).

Uma vez que a nova Lei da Familia prevê que após o registo, o anelamento/lobolo passa a ter o valor do matrimónio, e como ultimamente os nossos lobolos viraram quase casamento, com direito a cadeiras vestidas, damos e damas, e até sessão de prendas, porque não a semelhança da nova “moda” de celulares último grito na lista, acrescentar alianças para os noivos?

6 comentários:

Jonathan McCharty disse...

Boa analise Yndongah,

As aliancas, principalmente para os homens, costuma ser um "empecilho" para as suas aventuras extra-conjugais. Quantas vezes as esposas encontram as aliancas dos maridos no bolso? E costuma haver sempre desculpas, hehe.
E' curioso e teu ultimo paragrafo! Realmente, se a lei ja reconhece juridicamente o lobolo, e' logico que passe a ser incluida uma alianca para o noivo. Mas a questao e': Quem o ira' comprar? O noivo ou a noiva?? (aqui e' que sao elas, hehe)

Yndongah disse...

Jonathan,

Gosto da forma como aborda as questões, coloca o dedo na ferida hehe, cuidado os seus amigos homens começarem a achá-lo “persona non grata”.

Realmente muitos homens têm problemas com o uso da aliança.Lembro me que um dia, eu estava sentada ao lado de uma senhora no chapa e de repente ela recebe um sms que a deixa visivelmente perturbada, logo de seguida fez uma chamada e em tom alto e imperativo disse “não me provoques, encontra a aliança ou então não vais trabalhar!”. Não foi difícil saber o que dizia a mensagem.

Quanto a pergunta (aqui é que são elas mesmo!), bom o ideial seria que as alianças constassem da lista, ganha um carácter “vinculativo”, entretanto, não estou a ver os homens a aceitarem isso de ânimo leve.Mas acho que as mulheres não se importariam em fazer esse “miminho” para os companheiros né?

Volte sempre

Egidio Vaz disse...

Vão me perdoar, eu não tenho nenhuma opinião formada sobre o assunto: nunca recebi lista alguma (apesar de ter idade bastante), pelo que nunca usei aliança nem anel, muito menos mandei vestir. Mas se me perguntarem sobre o caso, eu começaria por perguntar se faz sentido a própria lista, uma vez que para o registo de toda a relação matrimonia no cartório apenas se exige docuemntos! Hehe, mesmo para que a relação tenha validade de um casamento, É PRECISO QUE SEJA REGISTADA MEUS SENHORES.
Abraço grande.
E.

Yndongah disse...

Egidio,
Obrigado por aqui passares

Creio haver um mal entendido entre nós. A intenção é de chamar atenção em relação ao simbolismo das alianças nos dias de hoje.Aproveitei a ocasião para sugerir um outro cenário tendo em conta a nova legislaçao familiar.

Mais uma vez obrigado e volte sempre

Ximbitane disse...

Jonathan, tal como refere a Yndongah, acredito que as damas não se sentiriam ofendidas em comprar um anel para o noivo. Mas, há que lembrar que como toda uma simbologia e tradição, o anel é comprado pelo noivo.

Ximbitane disse...

Caro Egidio, a lista não faria sentido se não se tivesse transformado numa pratica enraizada, logo tradição.

Se assim não o fosse, nós fariamos como fazem em outras culturas: o namorado decide que quer casar, convida a pretendida a jantar e durante o mesmo ofertava um anel como simbolo desse acto.

Recentemente, vi numa novela, que numa situação identica a acima narrada, apenas eram convidados de tal cerimonia os pais e amigos chegados e que a noiva também ofertava um anel ao seu amado, como simbolo de noivado e nada mais em troca.

Feliz ou infelizmente temos essa tradição e muita mania de grandeza, tudo tem que ser pomposo e como consequencia temos gastos enormes.