domingo, 1 de março de 2009

Tagliatelle



Ingredientes

1 pacote de massa tagliatelle
1 lata de leite ideal
100g de bacon
1 lata pequena de cogumelos laminados
Azeite qb
Sal e pimenta qb
Ervas aromáticas
Azeitonas para decorar

Preparaçao׃

Massa

Coza a massa segundo as instruçoes no pacote, com sal e um fio de azeite. Retire do lume escorra e reserve.

Prepare o molho ׃


Corte o bacon grosseiramente, coloque num tacho para fritar com a sua propria gordura, em seguida deite o leite ideial deixe ferver até engrossar, por fim deite os cogumelos previamente escorridos, tempere com sal e pimenta. De seguida retire do lume e junte as ervas aromáticas.

Coloque a massa numa travessa cobra com o molho decore com as azeitonas e sirva imediatamente.

9 comentários:

Anónimo disse...

Esta de certeza que vou experimentar na proxima semana. Conheco esta com uma versao ligeiramente diferente. O Ze adora massa. Um abraco saudoso, querida. Gloria de Matos

Yndongah disse...

Ola Gloria,
Experimente e não se esqueça de dizer como ficou.
Mande me a sua versão eu publicá-la aqui.

Bom domingo e volte sempre.

PS׃ E o molotof ficou bom?

beijinhos

Anónimo disse...

Olá Yndongah
Será que posso tentar uma dica?
É assim: boa parte das pessoas que te lêem não serão muito experimentadas em cozinha, digo eu.
Então, temos que explicar como se fossem crianças, rsrsrsr.
Referes, na receita, que a massa depois de cozida reserva-se. E depois? Na altura de ir à mesa não deverá ser aquecida?
Nos restaurantes italianos,p.ex., está, permanentemente, ao lume um grande tacho com água quente. Depois, e com o recurso a um coador de massas (ou outro qualquer)aquecem-se naquela água.
Quanto ao molho,como deves saber, os italianos "usam e abusam" de azeite. Eles não fritariam o bacon na própria gordura mas em azeite. Depois de aquecidas, as massas, porque são atrevidas,não resistem e, inevitavelmente,envolver-se-iam com o molho. Depois de se acariciarem mutuamente, então sim poderiam ir para a mesa.
Só uma curiosidade: leite ideal é uma marca de leite condensado?
Desculpa lá qualquer coisinha mas foi para fazer jus ao ditado: "de boas intenções está o inferno cheio

Avid disse...

Epa epa... eu tambem tenho uma versao meio diferente p essa massa, pois normalmente tambem ponho bastante azeite e em vez de mtas ervas aromatiac coloco somente mangericao e em vez de leite ideal coloco natas frescas. Mas axo que mto parecida.
Bjs meus

Anónimo disse...

Em matéria de comentários, esta secção não tem sido muito acarinhada! Será que chegou a altura?
A pretexto da intervenção de Avid, eu também quero "botar faladura". É assim: menina Avid, eu não falei, não, usar muita quantidade de azeite.Bem, será que fui pouco rigoroso e ambíguo ao dizer "usam e abusam"? Mea culpa

Yndongah disse...

Sabores,
Muito obrigada pela visita e pelas dicas.
Esta é uma receita muito rápida que leva cerca de 20 min, e como disse, deve ser servida imediatamente. O tempo que leva a preparar o molho (cerca de 10 min) não é suficiente para arrefercer a massa e claro o molho também é misturado quente.O que tenho feito quando preparo massas é logo ao retirar do lume passo pelo coador com água fria para fazer uma espécie de “choque térmico” e evitar que ela grude.O Azeite é uma opção sim, mas como o bacon já tem gordura porque não usá-la? Nos casos em que ao invés de bacon se use chouriço ou outra carne fria, o azeite é indispensável.

Leite ideal é uma espécie de leite condensado sim, porém sem açúcar, é um leite evaporado, muito usado em sobremesas e alguns pratos quentes. Praticamente substitui as natas, equanto que as natas frescas são perecíveis e mais cremosas o leite evaporado é menos cremoso e dura muito mais tempo.

Avid: Não estás a falar de “tagliatelli a carbonara”? É um pouco parecida a esta, realmente leva bastante azeite, não leva azeitonas e o bacon pode ser substituído por fiambre.Bjs nha linda.

Avid disse...

Yndo provavelmente seja essa a receita. Nunca me prendo aos nomes. Mas sim, na falta de bacon usa-se o fiambre.

Sabores, nao o fiz com azeite por teres dito para "usar e abusar", nao te culpes meu bem. Fiz assim, pk a muito k conheco essa receita parecida com da Yndo feita com azeite, ideal para dias de prai ou preguica heheeh aprendi com uma tia minha e desde entao tem sido um belo "salva vidas" acompanhado com um vinho bem gelado.
Bjs meus

Anónimo disse...

Yondongah
Desculpa-me, mas vou ser chato.
Um italiano, qualquer italiano, só come massas quentes, aquecidas na hora. Dez minutos é uma eternidade, minha amiga. E há mais: as massas são cozidas al dente. A nós outros, moçambicanos, portugueses, franceses, etc. isto não nos parece importante mas os italianos, como disse, não confundem massas com polenta ou com puré. Mais não digo porque aí eu ficaria superchato!
Avid
Que alívio! Lá se foi o sentimento de culpa, bigado! Mas não usas demasiado azeite, tá? Sabes, certamente, que no couvert, num restaurante italiano podes comer pão embebido em azeite como alternativa ao queijo, à manteiga, ao fois-gras! Sugiro que abuses dele ( do azeite rsrs) no pão
Bjs

Anónimo disse...

A minha receita realmente chama-se 'tagliatelle a carbonara", a massa e cozida al dente, leva fiambre, alho, oregao, natas, quem quiser pode por queijo ralado por cima; refoga-se em azeite. Vai ao forno a gratinar. Querida, ainda nao tive coragem de experimentar o molotof, estava a pensar tentar pela Pascoa, depois mando dizer, ok? Nessa altura talvez experimente os originais pasteis de nata. Ontem experimentei uma sobremesa, tipo bolo de chocolate, como fica humido no meio, parece ter mousse, e acompanha-se com gelado ou natas. Beijinhos doces e coloridos. Gloria